Ação de signatário: Sesc “Cidadão do Bem” une 296 parceiros, em 26 cidades e registra 29.790 participações

Ação de signatário: Sesc “Cidadão do Bem” une 296 parceiros, em 26 cidades e registra 29.790 participações

As três edições do projeto “Cidadão do Bem” realizadas ao longo deste ano totalizaram 29.790 participações nas atividades, em 26 cidades, com 296 parceiros mobilizados. Em seu segundo ano, a ação visa proporcionar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, formando parcerias com entidades públicas, privadas e comunidade, visando um programa de responsabilidade social integrado. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão orientações de confecção de documentos, orientações jurídicas e de crédito, corte da cabelo, manicure, exames de saúde, atividades culturais e recreativas.

A última edição de 2017, no sábado, 18 de novembro, aconteceu nas cidades de Brusque, Jaraguá do Sul, Tubarão, Canoinhas, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Curitibanos, Mafra, Itajaí, Blumenau e Porto Belo. Neste dia, foram registradas 8.872 participações, envolvendo voluntários e 109 entidades parceiras. O projeto também foi realizado nos dias 08/04 e 15/07, pelas demais unidades do Sesc.

“Um grande resultado positivo deste projeto está diretamente relacionado à criação de um relevante trabalho em rede, otimizando saberes e competências para fortalecimento das ações, e reforçando a corresponsabilidade e a cooperação entre os envolvidos. Uma forte ação de cidadania, a qual, o Sesc com o papel de articulador desta rede intersetorial e como mobilizador para o engajamento de organizações e pessoas, no sentido que o engajamento social incentiva a participação voluntária e apoio a uma causa, construindo relacionamentos sólidos e confiantes, que refletem assim, em ganhos para toda a sociedade”, declara Giseli Mara Schena, gerente do Sesc.

Como instituição signatária do Movimento Nós Podemos SC, também contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ação global que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões.

Principais atividades realizadas nos eventos em 2017:

Atendimento jurídico e encaminhamentos, emissão gratuita de documentos, cadastro e divulgação de vagas de emprego, orientação de perfil profissional, orientação financeira, oficina de elaboração de currículo, ações educativas sobre trânsito, oficinas de geração de renda, atendimento Procon, oficina de Libras, corte de cabelo, atendimento odontológico, higiene pessoal, verificação de PA, testes de Glicemia, Hepatite, colesterol e tipagem sanguínea, orientações sobre DST, orientações sobre doação de sangue, teste de acuidade visual, orientações nutricionais e verificação de índice de massa corporal, informações sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, quick massagem, orientações sobre prevenção a Dengue, exame preventivo para mulheres.

+ Movimento Nós Podemos SC

O Sesc é uma instituição signatária do Movimento Nós Podemos SC e com o projeto “Cidadão do Bem” fortalece seu compromisso em contribuir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um plano de ação global que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Os países membros das Nações Unidas (ONU) aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, comprometendo-se em alcançar estas metas até 2030. Através das ações realizadas pelo Sesc Cidadão do Bem, o projeto está direcionado a contribuir com as metas dos ODS1 e ODS3, de “Erradicação da pobreza” e “Saúde e Bem-Estar”.


Analu Martins – Professora / Florianópolis

Mais uma vez tive o privilégio de participar deste evento, um momento de diversão e serviços prestados às famílias. Alegria em ver tantas pessoas unidas: escola, comunidade e voluntários, em busca de um mundo mais humano, valorizando nosso grande pilar que é a família.

Marli Vieira – mãe de aluno / Florianópolis

O evento é muito bem-vindo ajuda a gente a tirar dúvidas, aprender e ainda fazer algumas consultas e exames que no Posto de Saúde estavam demorando muito. Os soldados da Base Aérea também cortaram muito bem o cabelo do meu menino e de quebra eu fiz uma massagem com uma massoterapeuta.

About The Author

Comunicação