Agenda 2030 traz oportunidades de negócios para empresas brusquenses

Agenda 2030 traz oportunidades de negócios para empresas brusquenses

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi tema da oficina do Comitê Brusque do Movimento ODS Santa Catarina.

“A Agenda 2030, que trata da implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), traz oportunidades de negócios.” A afirmação é de Camille Rebeca Bruns, Coordenadora de Mobilização Adjunta do Comitê Brusque e Coordenadora de Mobilização do Movimento ODS Santa Catarina, durante a oficina “Agenda 2030 aplicada aos negócios”, que aconteceu no dia 20 de setembro, na Riovivo – Saneamento e Sustentabilidade. 


A oficina foi realizada também para comemorar o aniversário dos ODS. A cada ano, no dia 25 de setembro, organizações e indivíduos se unem para aumentar a conscientização, responsabilidade e impacto para os ODS e para inspirar mais e mais pessoas a trabalhar em suas casas, trabalho e vidas civis.


Na oportunidade, foi destacado o Guia dos ODS para empresas, através dele é possível saber como os ODS afetam os seus negócios, conhecer mais sobre o processo de importância, construção e definição dos ODS, além de conhecer ferramentas para o alinhamento das metas internas já estabelecidas pelas empresas aos ODS e mapear o impacto dos ODS ao longo da cadeia de valor como parte.

 

A oficina de capacitação também abordou o SDG Compass – Guia dos ODS para empresas, lançado em 2015 o SDG Compass traz cinco passos que representam o amadurecimento corporativo frente a esta nova agenda.

 

Cerca de 19 pessoas participaram do evento, de diversos ramos de negócios , gestores, autoridades locais e multiplicadores, ao longo de 4 horas puderam entender melhor como é possível alcançar bons resultados com os ODS e implementar planos de desenvolvimento sustentável, tendo como plano de fundo a Agenda 2030.

 

A Agenda 2030 é universal, integrada e transformadora. Os ODS, como também são conhecidos, são compostos por 17 objetivos e 169 metas, que reforçam a necessidade de acabar com a pobreza e de prover educação, saúde, água e saneamento para todos (tópicos que já estavam presentes nos Objetivos do Milênio) e vão além. A ideia é construir um mundo mais equilibrado, com oportunidades para todos e respeito ao meio ambiente.

 

Participe! O próximo evento promovido pelo Movimento ODS Nós Podemos Brusque acontece no dia 22/11, das 9h às 11h. O evento é aberto ao público, e as inscrições são gratuitas. Mais informações através do e-mail: odsbrusque@gmail.com

 

 

About The Author

Regina May