BRDE elimina uso de copos descartáveis

BRDE elimina uso de copos descartáveis

12 - Consumo e Produção Responsáveis

Em julho de 2018, o BRDE marcou a chegada dos seus 57 anos com o lançamento da campanha “Pequenos gestos de muitas pessoas geram grandes resultados”. A ação interna substituiu o uso de copos descartáveis por copos reutilizáveis em todas as agências do BRDE, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

De copo em copo, volumes gigantescos de plásticos se acumulam nos aterros, e se tornam responsabilidade do sistema de reciclagem brasileiro que não dá conta de todo lixo. Descartados na natureza, a decomposição dos copos pode levar 400 anos ou mais. Além disso, a produção de um copo plástico demanda mais água do que lavar um copo de vidro ou uma xícara de café, por exemplo.

Pensando nisso, cada colaborador recebeu um copo ecológico feito de fibra de bambu reutilizável para uso individual e os copos de café foram trocados por xícaras de porcelana.

No Paraná, uma instalação artística marcou a campanha. Uma árvore construída com copos de plástico já usados foi montada no hall, para reforçar as consequências do consumo ao ambiente.

Além de todos os aspectos sustentáveis, a redução de custos para a instituição gerada pela campanha também surpreendeu. Para se ter uma ideia, mais de 550 mil copos descartáveis deixarão de ser consumidos pelo BRDE nas suas três sedes.

A iniciativa está alinhada com a Política de Responsabilidade Socioambiental do BRDE, a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas.

O BRDE é signatário do Movimento ODS Nós Podemos SC e Apoiador Oficial do ODS 12 em Santa Catarina. Saiba mais!

Por Assessoria de Comunicação BRDE

About The Author

Regina May