Coluna #ODSJovem: Conferência ONU

Coluna #ODSJovem: Conferência ONU

Direitos Humanos e ODS.

Entre os dias 24, 25 e 26 de agosto estive na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, representando o Brasil na “14° Conferência da Juventude pelos Direitos Humanos”. Mais de 50 países estavam presentes representados por suas juventudes que discursaram sobre suas perspectivas e sonhos.

Com cada jovem que conversei pude perceber que a agenda 2030 é um grande sonho. Mas com os pés no chão, com o indicadores, métricas e planejamento organizado. Uma oportunidade para os países desenvolverem um plano a longo prazo e uma tarefa que pertence a todos e sobretudo aos jovens. Nós somos o futuro. Mas a ação começa hoje e a liderança de todos da conferência inspira e impulsiona essa agenda.

Um dos discursos mais emocionantes foi da Jovem Embaixadora da Colômbia que contou sua experiência de exploração infantil trabalhando para sobreviver. Um ataque aos Direitos Humanos e um dos exemplos que motiva e dá importância pra agenda 2030 ser alcançada. Enquanto você lê esse texto, quantas pessoas estão sendo exploradas? Quantas não têm acesso à água potável?

Nosso dia-a-dia é dinâmico, a velocidade só aumenta e “não temos tempo”. Mas que tal aprender um pouco sobre o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como podemos unir essa agenda global com as nossas rotinas e fazer parte dessa transformação?

A partir de hoje inicia uma série de textos sobre a Juventude e os ODS e o quê podemos fazer agora!

Eu sou, porquê nós somos!

#SEJAODS

Israel Rocha
Estudante de direito UFSC
Jovem Embaixador
Coordenador LdA Líderes do Amanhã SC
Presidente Fundador da Youth for Human Rights Brasil
Representante do núcleo jovem do Movimento ODS Nós Podemos SC

About The Author

Comunicação