Comitê Itajaí do Movimento ODS Santa Catarina realiza Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável

Comitê Itajaí do Movimento ODS Santa Catarina realiza Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável

Por Natália Simão Pires*

 

Na última quarta-feira (12/9), foi realizado em Itajaí o 1° Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável, no plenário da Câmara de Vereadores Itajaí. O evento foi idealizado pelo Comitê Itajaí do Movimento Nós Podemos Santa Catarina em parceria com o Laboratório de Cidadania e Sustentabilidade, da Univali, e contou com a participação de 123 pessoas, representantes de empresas privadas, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais e jovens lideranças.

 

 

O evento teve como foco apresentar o movimento na sua essência e sua atuação na prática, através dos comitês. Por meio desta iniciativa o Comitê Itajaí pretende além de captar novos signatários ao movimento, também fomentar a cooperação entre as organizações de todos os segmentos, a fim de alinhar ações eficientes e concentradas nas demandas sociais através das parcerias.

 

 

A temática foi aprofundada por signatários, professores universitários, lideranças e autoridades do município de Itajaí, dando ênfase ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 17, que é fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

 

Durante a manhã o Professor Ricardo Stanziola Vieira, da Univali, falou sobre a Agenda 2030, e na sequência a signatária Natália Simões Pires apresentou sobre o Movimento organizado em Santa Catarina, finalizando com a palestra do Professor Marcus Polette, da Univali, que orientou a fase de diagnóstico do Planejamento Estratégico Municipal de Itajaí – PEMI 2040.

 

 

No período da tarde, a signatária Gomes da Costa, através da sua representante Andreia Silva, contemplou os desafios na implementação do ODS nas empresas. Ainda foi apresentado pela Secretária de Relações Institucionais e Temáticas da Prefeitura de Itajaí, Sara Ternes, o Programa Selo Social com o novo formato do site, e a apresentação dos cases destacados na certificação do ano passado. O evento foi finalizado com a fala da Coordenadora do Comitê Itajaí Sara Salvador, convidando aos participantes a apoiar e seguir o movimento.

 

 

O cerimonial do evento foi conduzido pelos jovens do Instituto Crescer, programa vinculado ao signatário Associação Comercial de Itajaí, que trabalha com o protagonismo juvenil. E durante todo o evento projetos e entidades sociais expuseram seus trabalhos no hall de entrada do plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí.

 

 

* Natália é Relações Públicas na SEMASA Itajaí e Coordenadora de Comunicação do Comitê Local Itajaí

Tags:, ,

About The Author

Regina May