Como investir no futuro de crianças? Guardiões do Futuro: Protagonistas dos ODS!

Como investir no futuro de crianças? Guardiões do Futuro: Protagonistas dos ODS!

 

Esta é a história de um menino de  12 anos. Ele tem três irmãos e vivem com sua mãe numa casa pequena, de um quarto, onde todos dormem juntos. Na sua rua não tem coleta de lixo e nenhum ônibus passa por perto. O esgoto, a céu aberto. Seu irmão mais velho está preso. Incentivado pelo amigo,  envolveu-se com crime na ilusão de conseguir mais dinheiro para ajudar o pai a sustentar a família, pois o que ele ganha com seus serviços de pedreiro quase não paga a alimentação da família.

 

Sua irmã caçula, é a princesinha de seu pai, que a protege e diz que ninguém pode tocar nela. Ele só não sabe que o vizinho vem a tempo fazendo isso, e a menina, por medo das ameaças, não conta pra ninguém. Sua mãe diz que ela não precisa estudar muito, basta saber ler, escrever e fazer contas. Porque vai casar e seu marido vai cuidar, dar casa e comida para ela, pois sempre foi assim em sua família.

 

Essa história acabou de ser inventada, mas certamente é a realidade de muitas meninas e meninos que vivem em nosso Estado. Boa parte, felizmente, são atendidos por projetos sociais realizados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e esses projetos, muitas vezes, suprem as deficiências dos serviços prestados pelo poder público.

 

Quase todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são identificados na curta história inventada acima, por isso, visando ampliar a consciência de educadores, crianças e adolescentes de 20 instituições de Florianópolis, a fim de identificarem e pensarem soluções para os problemas de suas comunidades vinculados aos 17 ODS, o ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis em parceria com o Movimento ODS Santa Catarina, estão propondo o projeto Guardiões do Futuro: Protagonistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O projeto foi aprovado pelo Floricriança – Fundo da Infância e Adolescência de Florianópolis (FIA) e está em fase de captação de recursos.


Você pode investir no futuro dessas crianças doando para o Projeto, e o mais importante é que você não precisa tirar dinheiro do caixa da sua empresa ou do seu bolso. A doação é via dedução do imposto de renda.

 

Empresas que declaram pelo lucro real podem doar até 1% e pessoas físicas até 6%. No próximo ano, quando for o momento de prestar contas com a Receita Federal, o valor doado, e declarado, será somado ao valor total da restituição ou descontado do valor se houver imposto a pagar. Ou seja, você pode dizer ao Governo onde ele deve aplicar uma parte do seu imposto.


E por que usar desse incentivo para investir em projetos sociais? Porque, segundo a pesquisa realizada pela consultoria DOM Strategy Partners,
para cada R$ 1 obtido por isenção fiscal, retorna R$ 5,92 em benefícios para a sociedade, ou seja, mais crianças e adolescentes passam a ter melhores oportunidades.


Se você ou sua empresa quer apoiar o projeto e ajudar a mudar a realidade de muitas meninas e meninos que vivem em risco social, entre em contato com Clarissa Iser, Coordenadora de Projetos e Recursos do Movimento ODS Santa Catarina pelo e-mail: 
projetos@nospodemos-sc.org.br.

 

Por Regina May de Farias
Gestora
Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina

About The Author

Comunicação