Deixe o leão do IR mais manso com os ODS

Deixe o leão do IR mais manso com os ODS

Os ODS foram aprovados para garantir o futuro das próximas gerações e do planeta. São ações que devem ser realizadas hoje para que nossas crianças e adolescentes tornem-se adultos num mundo mais sustentável, livres da fome e pobreza, que tenham vidas prósperas e com dignidade.

Devemos fazer a nossa parte, mudar nossos hábitos. Consumir com responsabilidade, descartar menos e doar mais.

Uma forma de doar, isto é, de ter um ato de cidadania, é destinar parte do imposto de renda devido para projetos que beneficiam crianças e adolescentes. Se os objetivos do projeto estiverem relacionados com os ODS, melhor ainda!

Podem doar pessoas físicas que fazem pela declaração completa e empresas que operam pelo lucro real.

Mas, como fazer? É simples e o pessoal da nossa signátaria Be The Change – plataforma de captação de recursos para projetos que utilizam incentivos fiscais no Brasil – fez um vídeo super legal que explica bem detalhado como usar parte do imposto de renda para beneficiar projetos.

“Quando o assunto é Imposto de Renda, muitos correm do leão. O que pouca gente sabe é que o leão pode ficar bem mansinho e ajudar a transformar a realidade social do nosso país. Todas as pessoas que declaram imposto de renda no modo completo, podem destinar até 8% do total do imposto do ano para apoiar projetos sociais no Brasil.” Afirma Clarissa Iser, diretora da Be The Change e Coordenadora de Projetos e Recursos do Movimento ODS Santa Catarina.

Não sabe pra qual projeto destinar seu imposto? Damos uma dica!

 

O Movimento ODS Santa Catarina está apoiando o ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, no projeto Guardiões do Futuro: Protagonistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Aprovado para captação de recursos pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência de Florianópolis, o projeto visa ampliar a consciência de educadores, crianças e adolescentes de 20 instituições de Florianópolis, a fim de identificarem e pensarem soluções para os problemas de suas comunidades vinculados aos 17 ODS.

Você pode investir no futuro dessas crianças doando para o Projeto e o mais importante é que você não precisa tirar dinheiro do caixa do seu bolso. No próximo ano, quando for o momento de prestar contas com a Receita Federal, o valor doado, e declarado, será somado ao valor total da restituição ou descontado do valor se houver imposto a pagar. Ou seja, você pode dizer ao Governo onde ele deve aplicar uma parte do seu imposto.

E por que usar desse incentivo para investir em projetos sociais? Porque, segundo a pesquisa realizada pela consultoria DOM Strategy Partners, para cada R$ 1 obtido por isenção fiscal, retorna R$ 5,92 em benefícios para a sociedade, ou seja, mais crianças e adolescentes passam a ter melhores oportunidades.

Se você quer apoiar o projeto e ajudar a mudar a realidade de muitas meninas e meninos que vivem em risco social, entre em contato com a Clarissa Iser pelo e-mail clarissa@projetaonline.com.br

About The Author

Regina May