ODS 12: População de Brusque colabora com Dia D Ecoponto

ODS 12: População de Brusque colabora com Dia D Ecoponto

 

Diversos materiais descartados terão a destinação correta

 

Mais de 700 quilos de materiais eletrônicos, como computadores, monitores, teclados, mouses, TVs, impressoras e diversos outros, além de 272 lâmpadas, e mais de 100kg de pilhas e baterias, a partir de agora terão o destino correto. Isso porque eles foram descartados pela comunidade de Brusque em mais uma edição do Dia D Ecoponto. Realizado pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em parceria com o Sesc, ao longo desta quarta-feira, 16 de maio, a ação foi a primeira de 2018 e ocorreu nas dependências do Sesc de Brusque.

Na oportunidade foram coletados materiais que não podem ser descartados junto com o lixo comum, como pilhas, baterias, eletroeletrônicos, lâmpadas e pneus. Os materiais foram recolhidos pela caçamba Cidade Limpa e serão encaminhados para demais empresas que realizam a destinação específica e correta dos materiais. “O evento foi um grande sucesso. A cada edição do Ecoponto vimos um volume maior de resíduos descartados. E isso mostra que a população está mais conscientizada. Foi a primeira vez que realizamos a ação no Sesc, a comunidade comprou a ideia, e ao mesmo tempo também vimos em todos os alunos o interesse sobre a reciclagem e a destinação correta. Com certeza com essa conscientização sabemos que as crianças levarão para suas casas o que aprenderam aqui hoje e sem dúvida nas próximas edições vamos ter um número ainda maior de materiais coletados”, declarou na oportunidade o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr, Luiz Gustavo de Freitas.

 

Ensino sustentável

Alunos do ensino fundamental do Sesc de Brusque não só marcaram presença como visitantes da ação, mas também participaram do Dia D Ecoponto e mostraram para muitas pessoas a importância da destinação correta e do reaproveitamento. “Aprendemos que quase tudo pode ser reutilizado. Sem dúvida é muito importante darmos o destino correto, já que assim evitamos fazer mal para a natureza e para nós mesmos”, comentou o estudante do segundo ano, Leonardo de Amorim Knabben, de 7 anos.

 

Saiba mais

O Dia D Ecoponto acontece desde 2015, e visa atender a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos, e facilitar para a comunidade o descarte correto de resíduos que podem contaminar severamente o meio ambiente, e que precisam de um trabalho de descontaminação e um tratamento adequado antes de serem encaminhados para um aterro sanitário, ou até mesmo para reciclagem, no caso dos eletrônicos.

A próxima edição do Dia D Ecoponto acontece no mês de agosto. Entretanto, interessados em fazer o descarte adequado dos materiais ao longo do ano podem descartá-los no Ecoponto presente na empresa Cidade Limpa (rua Alberto Knop, 400, Souza Cruz).

 

Confira os resultados do Dia D Econponto – 16 de maio:

-Lâmpadas: 272 unidades

-Pneus: 39 unidades

-Lixo Eletrônico: 722,49 quilos

-Pilhas e Baterias: 105,35 quilos

About The Author

Comunicação