ODS Talks – O Olhar de uma Juventude!

ODS Talks – O Olhar de uma Juventude!

Com satisfação e sentindo-se inspirados vamos contar um pouco do que rolou no encontro do dia 28 de fevereiro no IDES. O olhar de uma juventude frente às questões que perpassam o cotidiano do jovem nos impulsiona a promover rodas de conversa no intuito de fortalecer e refletir enquanto sujeitos de direitos os espaços que devemos ocupar.

 

Nossos speakers foram incríveis e trouxeram suas experiências e resultados de lutas convidando os jovens que ali ouviam atentamente a fortalecer o movimento jovem em SC e juntos pensarmos em soluções que contribuam para atender os ODS da agenda 2030.

 

Imaginem ouvir histórias inspiradoras sobre equidade e promoção de saúde por meio do acesso à energia. O sentimento de fazer a diferença em locais de difícil acesso espalhados pelo país foi compartilhando por Alex Pereira representando o movimento Litro de luz. O impacto social nas comunidades que receberam as ações do movimento são transformadores.

 

Alex trouxe relatos surpreendentes como “contribuir na redução de mortalidade de crianças por engasgo em uma comunidade ribeirinha na Amazônia”. E como reagir ao Slam resistência em uma performance de Maria Carolina militante e presidente do diretório acadêmico Oito de maio – Gestão Sankova na UDESC. Seu relato de luta expressa a realidade de muitos jovens negros diante de violências silenciosas e explícitas na sociedade. Ela convida a todos a saírem da zona de conforto e tornar a representatividade em espaços como universidade, escolas e comunidade uma base de garantia de direitos e redução das iniquidades.

 

E como não se conectar com a Cauane Maia, mulher e jovem, protagonista no coletivo negro 4P: Poder para o povo preto. Sua história é repleta de força, resiliência e coragem e nos inspira a acreditar que é possível usar a voz e falar quem somos nós, o que queremos, quais os nossos direitos. Ela convida todos a juntos fazer a diferença.

 

E aí, quer saber mais sobre o que cada speakers desenvolve? Podemos te conectar com cada um deles. Junte-se a nós! Núcleo jovem do movimento nós podemos SC!


Depoimento do IDES

Possibilitar a participação de significativo número de adolescentes no encontro “ODS TALKS – O olhar de uma juventude” promovido na IDES, foi significativo para mobilização e sensibilização desse público às causas sociais e ambientais. Um público que aspira por novas vivências, experiências de naturezas diversas e almeja conquistar seu lugar no mundo, não pode ser esquecido quando o assunto é a busca de alternativas para oferta de qualidade de vida para todos os seres. Assim, o evento auxiliou a inspirar os adolescentes, e todos os presentes, a pensarem ações que tragam benefícios coletivos e nos façam refletir sobre o mundo no qual queremos viver e no mundo que queremos oferecer aos nossos descendentes.

 

Texto e imagens: Lideres do Amanhã/ODS Jovem

About The Author

Comunicação