ONU convida universidades brasileiras a participar de iniciativas de impacto acadêmico

ONU convida universidades brasileiras a participar de iniciativas de impacto acadêmico

O Departamento de Informação Pública das Nações Unidas convida universidades e demais instituições envolvidas no ensino superior e na produção de conhecimento do Brasil a ingressar na iniciativa Impacto Acadêmico (UN Academic Impact, UNAI).

Trata-se de uma associação com as Nações Unidas e da participação em uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da ONU, como representados nos princípios da UNAI.

A UNAI está voltada a instituições de ensino superior que sejam credenciadas pelo órgão governamental responsável pela supervisão do ensino no país. A participação na iniciativa também está aberta a instituições de pesquisa e think tanks que realizam pesquisas científicas e políticas e cujo trabalho é publicado em revistas especializadas ou outros fóruns revisados por especialistas.

A iniciativa não demanda pagamentos por parte das instituições que desejem se tornar membros, mas estas devem demonstrar seu apoio por meio da realização de eventos e atividades ou pela elaboração de publicações sobre ao menos um dos dez princípios da iniciativa. Só é requisitada uma atividade por ano para a manutenção do título de membro da iniciativa Impactco Acadêmico.

A associação através da UNAI não está disponível para simulações do Sistema ONU (ModelUN, MUN), ONGs ou organizações sem fins lucrativos — para esses casos, as partes interessadas deverão acessar o Education Outreach (no caso de simulações do Sistema ONU) e DPI-NGO Relations (para Organizações Não Governamentais) para mais informações.

O Impacto Acadêmico tem por objetivo estimular a produção e a disseminação de conhecimento, por meio da construção de uma rede de cientistas, pesquisadores, alunos e professores que já estejam e/ou desejam se engajar com os dilemas e desafios enfrentados pelas Nações Unidas no seu dia a dia.

Nesse sentido, as instituições afiliadas se comprometem a produzir conhecimento, promover eventos, realizar atividades que dialoguem com os seguintes princípios:

– Erradicação da Pobreza: o compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação;

– Construção de Capacidades: o compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;

– Educação para todas e todos: o compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, religião ou etnia;

– Cidadania Global: o compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;

– Acesso à Educação Superior: o compromisso de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;

– Direitos Humanos: o compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;

– Diálogo Intercultural: o compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.

– Paz e Resolução de Conflitos: o compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;

– Sustentabilidade: o compromisso de promover a sustentabilidade pela educação;

– A Carta das Nações Unidas: O compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas;

O Impacto Acadêmico das Nações Unidas fornece o elo integral com essas partes interessadas para assegurar que a comunidade internacional aproveite a energia e a inovação dos jovens e da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade.

O trabalho dessas instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois elas servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que enfrentamos.

A inscrição para se tornar um membro desta iniciativa pode ser feita através deste link. O formulário online deve ser preenchido ou autorizado pelo reitor, presidente ou equivalente, da respectiva instituição. Caso as instituições interessadas precisem entrar em contato, podem fazê-lo através dos emails bernardo.corais@unic.org ou julia.ribeiro@unic.org.

O envio do formulário indica o endosso aos princípios da UNAI, bem como a disponibilidade para ter a instituição e o responsável identificados como participantes da iniciativa.

Fonte: ONU Brasil

Foto: Evento de lançamento em Nova York da estratégia “Juventude 2030” da ONU, em setembro de 2018. No centro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Crédito: ONU

About The Author

Regina May