Relatório de Atividades 2017

RELATORIO
2017

MENSAGEM DA COORDENAÇÃO

2017 foi um ano de muito trabalho e muitas conquistas. Estamos orgulhosos da forma como os signatários envolveram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e felizes com a perseverança e dedicação dos comitês locais.

Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta são os pilares que nos norteiam para que possamos auxiliar os nossos signatários a incorporarem os ODS em suas práticas.

Nosso comprometimento com esses princípios se reflete nos resultados do Movimento ao longo desse último ano. Se hoje somos uma das principais iniciativas de mobilização pelos ODS no País, é porque mantivemos o foco baseado nos princípios de ética, transparência e no respeito às pessoas e ao meio ambiente, nos concentrando sempre na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Nesse segundo ano de gestão, focamos nossa atuação nos signatários. Criamos o novo Termo de Adesão, com Benefícios e Compromissos; inovamos com o Certificado de Adesão, documento que comprova a adesão do signatário ao Movimento, e lançamos o Selo de Signatário, como forma de reconhecer os compromissos assumidos com o Termo de Adesão, que é renovado anualmente.

Com a Campanha de Repactuação com o Movimento, demos a oportunidade de decisão aos nossos signatários, convidando-os a continuarem no Movimento e assumir um compromisso com a Agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável, reforçando o nosso compromisso com o futuro das próximas gerações.

Com isso, em 2017, impactamos mais de 115 mil pessoas em nossas ações, nas ações dos nossos signatários e em ações que apoiamos.

Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas o relógio não para. 2030 está logo ali. Então, vamos continuar liderando pelo exemplo?

Gestão 2016-2018
ODS_trescolunas

NOSSO ALCANCE EM 2017

ABRANGÊNCIA

191 Signatários

06 Comitês

24 Municípios

NOSSOS NÚMEROS

Box_01_AGO_certo
Box_02_reuniao_CE_certo
Box_03_reuniao_CF_certo
Box_04_reuniao_CL_certo
Box_05_eventos_CE_certo
Box_06_hora_vol_certo
Box_07_impacto_direto
Box_08_impacto_indireto
Box_09_impacto_signatario
Box_10_alcance_comunica

NOSSAS AÇÕES

Lançamos um grupo de estudos, debates e pautas estratégicas, formado por especialistas em suas áreas, influenciadores e estudiosos no tema. Visa influenciar políticas públicas, articular e pensar soluções para o alcance dos ODS em Santa Catarina.

A Região Metropolitana de Florianópolis é a região com o maior número de signatários, são mais de 70 do total de 191 em 2017. Por isso, reativamos o Comitê Local ampliando para os demais municípios da região, tornando-se o primeiro Comitê Regional do Estado.

Iniciativa do Movimento em parceria com o Líderes do Amanhã (LdA). O Núcleo ODS Jovem foi criado com o objetivo de mobilizar os jovens entre 18 e 30 anos para serem os protagonistas do amanhã.

Que Futuro Queremos!

Os ODS foram aprovados na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015. Por isso, a partir de 2017, realizamos anualmente uma campanha de mobilização pelos ODS. Nesse ano, convidamos as pessoas a refletirem sobre o planeta que deixarão para as futuras gerações.
Envolvemos todos os signatários num mutirão nas redes sociais, com um alcance de mais de 16 mil pessoas.

Encontro de Governança

Para refletir sobre os próximos passos do Movimento e fazer um balanço das ações realizadas pelos Comitês Locais em 2017, a Coordenação Estadual promoveu um encontro no dia 01 de dezembro, no Instituto Ekko Brasil, em Florianópolis. Além disso, foi um momento de pensar no futuro do Movimento em SC.
Participaram a Coordenação Estadual, Conselho Fiscal e Comitês Locais.

Dicas ODS

Em 2017, lançamos uma série de vídeos com dicas sobre os ODS e como incorporá-los na prática das pessoas e/ou organizações.

Foram produzidos onze vídeos, com especialistas em suas áreas, sobre os ODS 3, ODS 4, ODS 5, ODS 6, ODS 8, ODS 9, ODS 10, ODS 13 e ODS 14.

DESTAQUE DOS COMITÊS LOCAIS


O Comitê ODS Blumenau participou do desfile de aniversário da cidade, no dia 2 de setembro, disseminando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Comitê ODS Brusque realizou, em parceria com a Unifebe, em setembro, duas palestras dentro do IV Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.
Um dos temas foi a incorporação dos ODS no planejamento municipal.

O Comitê ODS Chapecó realizou em outubro, o Encontro Anual dos ODS em dois momentos, no mesmo dia. Um direcionado para os educadores e outro para empresários e público em geral.

O Comitê ODS Grande Florianópolis realizou em novembro o Seminário ODS Grande Florianópolis, com apresentação de cases da ENGIE, Sponge, Pague Verde e Univali, abordando práticas que contemplam o ODS 7 e o ODS 11.

O Comitê Local realizou, junto com a Univali, o Curso do “Local ao Global: Pensando os ODS para Itajaí e Região”. Em 7 módulos, teve como objetivo sintonizar as ações desenvolvidas pelos setores sociais aos ODS e à Agenda 2030 para região.

Uma parceria da Rádio Udesc Joinville e o Comitê ODS Local, foi lançado em 2017 o programa Sustentabilize-se!, com o objetivo de conscientizar os ouvintes para atitudes que fazem a diferença no nosso planeta e para o alcance das metas dos ODS.

NOSSOS SIGNATÁRIOS SÃO

54pessoas_red
perfil_PF_juntos-graficos
137Organizacoes
Perfil-PJ-grafico

DESTAQUE SIGNATÁRIOS

Alguns exemplos de ações que nossos signatários realizaram para contribuir com as metas dos ODS em Santa Catarina.

Caroline Pereira Nunes

Foto: Acervo Pessoal

Disseminado os ODS

Participação como palestrante e intervenção na Feira de Percepção Ambiental - realizada pelos alunos do 3º Módulo do Curso de Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Santa Catarina.

Enercan - Campos Novos Energética S.A.

Foto: Acervo Enercan

Parceria Votorantim pela Educação

Em parceria com o Instituto Votorantim, desenvolveu no município de Celso Ramos o projeto INDIQUE, com foco na Gestão Democrática e o Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Todas as escolas, professores e alunos da rede municipal foram impactados.

Prefeitura de Blumenau

Foto: Marcelo Martins

Plano Plurianual 2018-2021

O PPA 2018-2021 foi desenvolvido em 2017 por meio da capacitação de servidores e da
aplicação de metodologias de discussões de problemas públicos e planejamento estratégico, resultando em um documento alinhado com o Programa de Governo, Indicadores de Desempenho e os ODS.

IFSC Campus Gaspar

IFSCGaspar_MulheresSIM

Mulher SIM

Dentro do programa foram realizados dois cursos voltados ao empoderamento feminino e de populações vulneráveis. O curso de costura básica, focado no público feminino imigrante, e o curso de geração de renda, que atendeu 40 alunas, proporcionando formação na área de produção artesanal de produtos cosméticos e sua comercialização.

Associação Empresarial de Florianópolis

Foto: Acervo ACIF

Programa ReÓleo

Criado em 1998, o programa atua de forma efetiva para reduzir o impacto do descarte inadequado do óleo de cozinha. Nesse período já arrecadou quase 4 milhões de litros de óleo, tornando Florianópolis a cidade que mais recicla óleo vegetal no mundo.

Engenheiros Sem Fronteiras

Foto: Acervo ESF

Gestão de Resíduos Sólidos

Workshops para confecção e manuseio de composteiras para gestão dos resíduos orgânicos, com consequente redução do volume enviado ao aterro sanitário, bem como, produção de adubo orgânico para hortas. Foram atendidas cinco unidades educacionais de Joinville e um grupo de funcionários de um condomínio industrial da cidade.

NOSSA CAUSA

Quais ODS nossos signatários mais contribuem ou impactam com suas ações?

Realizamos uma pesquisa entre os nossos signatários para saber em quais ODS suas ações mais impactam. 68% dos signatários respondeu a pesquisa e, com isso, já temos um panorama da contribuição com os ODS pelos nossos signatários.

Nossos signatários indicaram que o ODS que mais atuam é o ODS 4 – Educação de Qualidade, seguidos dos ODS 12 – Consumo e Produção Conscientes e do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Quando ampliamos e verificamos, separadamente, a indicação de signatários pessoa jurídica e de pessoa física, percebemos que as Organizações mantém a mesma tendência, atuando mais nos ODS 4 e 3. Em seguida, vemos quase um empate entre os ODS 10 e 12. Já as pessoas se engajam mais nos ODS 12 e 17.

ODS que signatários Pessoa Jurídica mais impactam
ODS que signatários Pessoa Física mais contribuem

NOSSOS PARCEIROS

O ODS 17 visa fortalecer os meios de implementação e parcerias para o desenvolvimento sustentável.
Com a ajuda dos nossos parceiros, estamos conseguindo alcançar a nossa missão.

APOIADOR OFICIAL

selo-ods4-color

A Enercan – Campos Novos Energia S.A. é Apoiadora Oficial do ODS 4 – Educação de Qualidade.
Desde 2012, a empresa acredita e participa do Movimento. Confira o depoimento de Juliano Natal, Diretor de Sustentabilidade da Empresa e saiba porque a Enercan apoia o nosso Movimento.

selo-ods7-color

A ENGIE Brasil Energia apoia o Movimento desde 2011 e acredita nessa parceria para a implementação dessa Agenda Global. Em 2017, recebeu o título de Apoiador Oficial do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível.
Veja no depoimento de Júlio César Lunardi, Diretor Administrativo, porque acreditam no Movimento.

selo-ods12-color

O BRDE, foi um dos fundadores do Movimento, foi Embaixador do ODM 1 em 2013 e 2014. Em 2017, tornou-se Apoiador Oficial do ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis. Assista o depoimento de Renato Vianna, diretor financeiro do Banco, sobre essa parceria que está alinhada com a missão do BRDE.

Temos outros ODS esperando por um Apoiador Oficial.
Saiba como apoiar um ODS em Santa Catarina!

PARCEIROS PRO BONO

Empresa especialista em captação de recursos e incentivos fiscais.
Prestou assessoria para elaboração de projetos de captação de recursos para o Movimento.

Agência Digital que trabalha com tecnologias da web e marketing online.
Elaborou o website do Movimento e presta assessoria para manutenção do mesmo.

Com mais de 50 anos, é líder entre os escritórios de advocacia do país.
Presta assessoria jurídica para o Movimento desde 2013.

Possibilitou a participação de representante da Coordenação no Encontro Nacional cobrindo despesas de viagem, deslocamento, hospedagem e alimentação.

Por meio do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável, elaborou a pedido do Movimento um diagnóstico marco zero, verificando a situação dos indicadores dos ODS em âmbito municipal.

Compromissada com o desenvolvimento sustentável do país e especializada em planejamento, a empresa contribuiu com a elaboração das estratégias da Campanha “Que Futuro Queremos?”

INSTITUIÇÃO ÂNCORA

ICom

O ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis é a instituição responsável pela gestão financeira do Movimento. Atua apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina.

NAS MÍDIAS

16insercoes_midia
2artigos_x
6portais_x
4notasEstelaBenetti_x
6portais_x

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Curta - Siga - Compartilhe

icone_facebook

2.904 seguidores

icone_youtube

36 inscritos

icone_twitter

157 seguidores

icone_instagram

434 seguidores

icone_linkedin

37 seguidores

PRESTAÇÃO DE CONTAS

tabela_financeiro_2017
Tabela_mobilizados_2017

NOSSOS VOLUNTÁRIOS

COORDENAÇÃO ESTADUAL

Gestão
abril/2016 a março/2018

Coordenadora Geral
Adelita Adiers – FACISC

Coordenador Geral Adjunto
Jacó Florêncio da Rocha – CELESC S.A.

Coordenador de Finanças
Dilmar Franchini – ACCT

Coordenadora de Mobilização
Andreia Silva da Rosa de Amorim – Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade

Coordenadora de Mobilização Adjunta
Camile Rebeca Bruns – Unimed Brusque

Coordenadora de Projetos e Recursos
Clarissa Iser – PROJETA Planejamento e Marketing

Coordenadora de Projetos e Recursos Adjunta
Aline Serafini dos Santos – Pessoa Física

Coordenadora de Comunicação Adjunta
Maria Gabriela de A. Bretas Galastri – Pessoa Física

CONSELHO FISCAL

Titulares
Anderson Giovani da Silva – Pessoa Física
Emerson Souto – FECAM
Luessa de Simas Santos – Gouvêa dos Reis Advogados

Suplentes
Vanderleia Martins Lohn – UNIVALI
Ednéia Cassiano – Comida Caseira Chapecó

Mandato
maio/2016 a março/2019

VOLUNTÁRIOS NA COMUNICAÇÃO

Christiani dos Santos

Guilherme Carbonari

Phelippe Nunes

Vanessa do Nascimento

EXPEDIENTE

COORDENAÇÃO DO RELATÓRIO
Regina May de Farias

REDAÇÃO E EDIÇÃO TEXTUAL
Regina May de Farias, Gabriela Galastri e Carine Bergmann

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO
Regina May de Farias

REVISÃO
Gabriela Galastri e Alessandra Cavalheiro

FOTOS
Carine Bergmann
Marcelo Martins
Acervo Movimento ODS Santa Catarina
Acervo Comitês Locais
Acervo Signatários
Banco de Imagens Freepik