Sabadão Comunitário comemora aniversário de 33 anos do CODEN

Sabadão Comunitário comemora aniversário de 33 anos do CODEN

Envolver os moradores da Costa de Dentro, No Sul da Ilha de Florianópolis, em iniciativas que promovem a sustentabilidade, estimulam a convivência e o desenvolvimento comunitário: esta é a intenção do Sabadão Comunitário, realizado na tarde do dia 02 de junho no CODEN – Conselho Comunitário da Costa de Dentro.

Na ocasião foi oferecido um coquetel para comemorar o aniversário de 33 anos do CODEN. Além disso, houve o lançamento do documentário Acesa – Escola Verão, mostrando como foi a experiência dos estudantes de engenharia sanitária e ambiental que ficaram 15 dias no bairro para propor soluções de saneamento descentralizado para a comunidade, além de solução para a gestão de resíduos sólidos orgânicos e para drenagem. Um relatório será entregue para a diretoria do Coden e em breve será disponibilizado para a comunidade.

A tarde ainda contou com a apresentação do planejamento estratégico da nova gestão do CODEN; uma homenagem aos ex-diretores e presidentes que já passaram pelo CODEN; feira agroecológica do sítio Terra do Mato; além de atividades recreativas e de educação ambiental, promovidas com a parceria com o Projeto Lontra.

“O foco do trabalho será empoderar nossa comunidade, centrado na organização, união e participação para melhorar a qualidade de vida, mediante a melhoria de sua sustentabilidade, infraestrutura, segurança, saúde e saneamento, entre outros. Este esforço não depende apenas da nossa diretoria, mas principalmente da participação e envolvimento da comunidade e apoio do poder público”, defende Eugênio Gonçalves, tesoureiro voluntário do CODEN e integrante do Comitê Costa de Dentro Sustentável.

 

Costa Composta

A comunidade também pode levar para casa biofertilizante da composteira comunitária. “O objetivo da ação foi apresentar aos vizinhos o “Costa Composta”, uma composteira à disposição dos moradores, com capacidade para 50 famílias, e que o resíduo orgânico delas tem muito valor para nós e não deve ser misturado ao rejeito recolhido pela COMCAP”, explica Carine Bergmann – voluntária do CODEN e integrante do Comitê Costa de Dentro Sustentável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O CODEN é signatário do Movimento ODS Nós Podemos SC. Esta ação ajuda a contribuir com o alcance dos ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e do ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. O Sabadão Comunitário é uma iniciativa do CODEN, e conta com a parceria do Comitê Costa de Dentro Sustentável, Projeto Lontra, Armário Coletivo, Nara Guichon, Sítio Terra do Mato e do Movimento ODS Nós Podemos SC.

About The Author

Comunicação