Secretaria de Planejamento assina Termo de Adesão ao Movimento ODS Santa Catarina.

Secretaria de Planejamento assina Termo de Adesão ao Movimento ODS Santa Catarina.

Por Regina May – Apoio a gestão

 

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (02) a assinatura do Termo de Adesão do Governo do Estado de SC, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, ao Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina.

A oficialização da parceria, surge no momento em que a Secretaria de Planejamento está construindo o Plano de Desenvolvimento de SC 2030, com a participação do poder público e de entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada do Estado.

Para o Secretário Murilo Flores, a parceria trará visibilidade para as ações de desenvolvimento sustentável de ambas organizações. Além disso, mobilizará toda a sociedade nessa discussão, tornando participativa a construção do futuro catarinense.

Para Adelita Adiers, Coordenadora Geral do Movimento, a adesão da Secretaria vem ao encontro com o propósito do Movimento, de incorporar os ODS na vida das pessoas e instituições. “Estamos falando em Santa Catarina em 2030. Nós estamos pensando no olhar local e mobilizando a sociedade para que eles também possam contribuir e trazer as suas percepções e, acima de tudo, realmente trazer uma tradução prática do que significa essa Agenda Global para a realidade Estadual e para esse olhar municipal. Afinal, todos estamos falando de Santa Catarina e todos estamos falando nessa temática de 2030”.

Da esquerda: Dilmar Franchini, Adelita Adiers, Regina May de Farias, Secretário Murilo Flores, Luiz Carlos Mior e Norton Boppré. Crédito: Maykon Adriano Flor

Adelita ressaltou ainda que nosso Estado, num primeiro olhar, tem indicadores muito positivos, mas existem recortes e realidades locais que precisam do engajamento de todos os cidadãos e setores da sociedade. Ela afirma que “somente com a soma desses esforços, acreditamos que vamos conseguir observar resultados concretos e fazer que essa Agenda seja próxima a todos”.

Participaram do evento de assinatura do Termo de Adesão, o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores; os diretores da Secretaria, Luiz Carlos Mior e Norton Boppré; e pelo Movimento ODS Nós Podemos SC Adelita Adiers, Coordenadora Geral, Regina May de Farias, Apoio a Gestão, e Dilmar Fanchini, Coordenador de Finanças.

 

Plano de Desenvolvimento SC 2030

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 (PDSC 2030) tem como propósito agregar esforços e resultados alcançados, como também aumentar a sinergia e a efetividade dos programas já realizados e em andamento pelo governo estadual.

O PDSC 2030 está sendo construído sobre quatro eixos: desenvolvimento econômico; desenvolvimento social; infraestrutura e meio ambiente; e gestão pública.

Com a participação de diversos setores do Governo e representantes da sociedade civil, foram realizados, no período de maio a julho, 11 workshops setoriais: Indústria, comércio, ciência e tecnologia; Pessoal e Finanças; Turismo, Cultura e Esporte; Saúde; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; Segurança Pública; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Agricultura e Pesca; Infraestrutura; e Educação.

Em agosto e setembro serão realizados os workshops regionais, que terão como sede os municípios centrais de mesorregiões formadas pelo agrupamento de regiões correspondentes às Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

 

Calendário dos Workshops Regionais

Litoral Sul – 17/08
Grande Florianópolis – 21/08
Alto Vale do Itajaí – 23/08
Planalto Serrano – 29/08
Meio Oeste – 31/08
Oeste – 05/09
Litoral Norte – 12/09
Planalto Norte – 14/09

 

Em breve informaremos as cidades onde acontecerão os Workshops, bem como horário, local e programação.

 

Colaborou:
Maykon Adriano Flor
Assessor de Comunicação
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO

 

About The Author

Comunicação