Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste aborda os ODS

Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste aborda os ODS

Os ODS estiveram em pauta na  Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste. A ONG Verde Vida – Programa Oficina Educativa representada pelo seu coordenador social, Odair Balen, relatou as ações do Verde Vida, do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e do Movimento ODS Nós Podemos SC, do qual ambas são signatárias. Em sua fala, Balen explicou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscam dar continuidade ao trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU, e promover um futuro sustentável até 2030. São 17 Objetivos e 169 metas, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

A ação da Verde Vida

A Verde Vida recolhe mais de 250 toneladas de resíduos recicláveis por mês, gerando emprego e renda enquanto colabora com o meio ambiente. Possui uma logística própria para coleta em cerca de 270 pontos espalhados pelo município, faz a triagem deste material e, depois, encaminha para a reciclagem. Algo que acaba sendo prejudicado quando quem faz o descarte não se dá ao trabalho de separar corretamente o seu resíduo. “O comportamento inadequado vem de dentro de nós, do que queremos para o mundo”, afirma Balen.

Necessidades ilimitadas x Recursos escassos

Economista de formação, Balen tratou também do consumo responsável para reduzir desperdícios, visando o equilíbrio. “Para ter esse equilíbrio, precisamos respeitar os limites da biodiversidade. Não somos os únicos, nem a mais importante espécie na Terra. Devemos nos perguntar:  temos compromisso com as próximas gerações? Como estamos contribuindo para a preservação do planeta?”.

Informações e foto:

Comunicação Servioeste.

About The Author

Comunicação