SESC Cidadão do Bem: parcerias que promovem o bem

SESC Cidadão do Bem: parcerias que promovem o bem

Evento tem como objetivo oferecer serviços essenciais à população de forma gratuita, e só se torna possível graças ao engajamento de diversos setores da sociedade.

No último 14 de abril, o Sesc se uniu a 154 parceiros e voluntários em 12 cidades catarinenses para a realização do Sesc Cidadão do Bem.

 

O evento tem como proporcionar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, formando parcerias com entidades públicas, privadas e comunidade. Durante o evento, são oferecidos diversos serviços essenciais gratuitos à população, o que só é possível graças ao engajamento de todos envolvidos.

 

São parceiros do Sesc nesta iniciativa a Comissão OAB Cidadã da Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Prefeituras e Secretarias municipais, Centros de Referência em Asssitência Social (CRAS), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Mix, Casan, Samae, Procom, CIEE, SINE, universidades e escolas.

 

Ketti Vieira, Vice presidente Comissão OAB Cidadã

A presença da OAB nesses eventos organizados pelo SESC nas comunidades consideradas vulneráveis permite que qualquer cidadão tenha acesso ao exercício de seus direitos. Inicialmente por meio da orientação jurídica prestada nos dias dos atendimentos e quando necessário são encaminhados e acompanhados os devidos processos que essas pessoas precisam. A atuação do Sesc nas comunidades é de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, e a OAB Cidadã estará sempre presente para contribuir como parceiro neste desenvolvimento.”

Foram registradas quase 9 mil participações nos serviços e orientações oferecidos em Curitibanos, Mafra, Tubarão, Camboriú, Lages, São Bento do Sul, São José, Florianópolis, Joinville, Criciúma, Caçador e Xanxerê. A próxima edição será dia 10 de novembro, contemplando outras cidades catarinenses onde o Sesc possui Unidades.

 

Nesta primeira edição do ano do Sesc Cidadão do Bem, foram 273 carteiras de identidade confeccionadas, 92 atendimentos jurídicos e encaminhamentos, 512 cortes de cabelo, 555 testes de acuidade visual, 945 testes rápidos de saúde preventiva e 167 orientações e cadastro de currículos para encaminhamento ao mercado de trabalho.

 

Marcelo Sabino Martins, Gerente de Identificação Civil e Criminal do IGP

Além de um serviço social de relevância, a participação em ações dessa monta, com a confecção das Carteiras de Identidade, é fundamental para restituir também a cidadania a uma parcela da população que necessita de uma presença mais efetiva do Estado e seus serviços. Para tanto, o Instituto de Identificação tem contado com o fundamental apoio de seus servidores que dispõem de seu tempo livre para prestarem, de bom grado, este importante serviço. A Direção e a Gerência do Instituto de Identificação Civil e Criminal agradecem publicamente os servidores que, incansavelmente, cumprem com mais este importante papel social, elevando, ainda mais, o nome de nossa Instituição.”

 

Este é o terceiro ano que o projeto é levado para cidades catarinenses onde o Sesc está presente. O objetivo do Sesc com esta ação é proporcionar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, formando parcerias com entidades públicas, privadas e comunidade, visando um programa de responsabilidade social integrado. Um grande resultado positivo deste projeto está diretamente relacionado à criação de um relevante trabalho em rede, otimizando saberes e competências para fortalecimento das ações, e reforçando a corresponsabilidade e a cooperação entre os envolvidos.

 

Lúcia da Silva, 59 anos

Todos os serviços que vieram são ótimos, tanto para adultos quanto para as crianças. Em casa a gente escuta a informação, mas aqui é mais formal e posso conversar sobre minhas dúvidas direto com o profissional.”

O público presente foi beneficiado com os seguintes serviços gratuitos: atendimento jurídico e encaminhamentos, emissão gratuita de documentos (RG, CPF e certidões), cadastro e divulgação de vagas de emprego, orientação de perfil profissional, orientação financeira, oficina de elaboração de currículo, ações educativas sobre trânsito, corte de cabelo, atendimento odontológico, higiene pessoal, verificação de PA, testes de Glicemia, Hepatite, colesterol e tipagem sanguínea, orientações sobre DST, teste de acuidade visual, orientações nutricionais e verificação de índice de massa corporal, informações sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, quick massagem, exame preventivo para mulheres, inscrição para Jovem Aprendiz.

 

Aline – Moradora da Comunidade Monte Serrat

Essa parceira do Sesc com o Centro Educacional Marista foi muito importante não só pra mim, mas para toda a comunidade, nós viemos aqui para fazer a identidade de toda a família, fiz a do meu filho, da minha filha e do meu esposo. Para nós o custo beneficio foi bem importante, porque se fosse para fazer três carteiras ficaria um pouco difícil e essa parceira ajudou bastante e nós ficamos super felizes com isso, obrigada!

 

Karolina de Souza – Assistente Social do Centro Educacional Marista

 

Agradecemos toda a parceria e apoio ao Sesc Cidadão do Bem, pois foi de muita importância esse evento na comunidade e que com certeza, fez e fará a diferença na vida de famílias e educandos atendidos. Nossa escola está localizada no Mont Serrat e muitos não sabem de seus direitos e como acessá-los. Assim, diante dessa oportunidade a comunidade do Mont Serrat e Alto da Caieira só têm a agradecer pela iniciativa e oportunidade de estar proporcionando seus direitos enquanto cidadãos.”

 

Confira a seguir outros depoimentos que ressaltam a importância da realização do Sesc Cidadão do Bem, tanto para o público beneficiado quanto para as entidades parceiras:

 

Lages

 

“Parabéns a todos pelo esforço. Foi um prazer para nós do Cebrac fazer parte desta ação social do Sesc em benefício de toda a comunidade”. – Gabriela (Cebrac)

 

“A escola Zulmira agradece pela participação e parceria de todos! Estamos muito felizes… O evento foi Show”. Josie (Engenheira Agrônoma – Secretaria de Agricultura e Pesca) ” Parabéns a todos nós pelo grandioso evento e ao Sesc por essa oportunidade de estarmos inseridos em uma ação social”. – Elisângela (Diretora – EEB Zulmira Auta da Silva)

 

Florianópolis

 

“Amei fazer a oficina Culinária do Mesa Brasil, foi muito bom aprender a preparar alimentos de fácil preparo, além de ser muito proveitoso, também fiz minha carteira de identidade, que foi muito bom já aproveitei este momento.” – Vanessa Rosa Silvério, Moradora da Comunidade Monte Serrat

 

Criciúma

 

“Sou grata ao Sesc pelo convite e por colaborar pelo segundo ano consecutivo do Cidadão do Bem. A cada ano o projeto tem conquistado novos parceiros que direcionam suas ações em prol da comunidade local, incentivando o resgate e a prática da cidadania. Oportunamente todos somos favorecidos com essa ação social. E por isso sinto-me imensamente realizada e envaidecida ao contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada cidadão que busca por melhores condições de vida. Com a participação do Órgão SINE foi possível ofertar vaga de trabalho; realizar encaminhamentos para entrevista de emprego e também realizar orientações que possam alavancar as chances de empregabilidade na região. Unir todo esse parceiros não é uma tarefa fácil, mas ao final o resultado é formidável e de muita alegria para todos! Agradeço a Fabíola que é incentivadora do projeto mediante o Sesc, aos demais colegas parceiros e a comunidade do Cristo Redentor que recebeu tão bem”. Helen Monteiro, Psicóloga SST/SINE.

 

“Gostei muito dessa ação que teve aqui no CRAS, porque ajudou bastante a comunidade, conseguindo fazer a carteira de identidade, estava precisando ir na oftalmologista e aqui tivemos essa oportunidade de fazer exame. Ajudou muito.A aproveitamos para cortar o cabelo e ficar mais bonitos.Tudo muito bom . Parabéns a todos que trouxeram essas atividades para nós”. Solange Vicente, moradora do bairro Cristo Redentor.

 

Xanxerê

 

“A EMEB Paul Harris só tem a agradecer ao Sesc em Xanxerê, por ter procurado a escola para a realização do projeto cidadão do bem. Projeto o qual foi desenvolvido em parceria, integrando o dia da família na escola. Proporcionou a comunidade um dia de lazer, recreação e trabalhos sociais muito importantes para as famílias participantes. Muitas família elogiaram muito o evento pela organização e atenção dos envolvidos para com os atendimentos. Só posso dizer que o sucesso de um projeto só depende do empenho de cada um dos membros da equipe de envolvidos, todos demostraram grande determinação e dedicação e principalmente, um incrível espirito de equipe. Parabéns a toda equipe do Sesc, da EMEB Paul Harris e aos voluntários que disponibilizaram um dia do seu trabalho para atender a comunidade.” – Robson Oliveira dos Santos, Diretor,

 

“A equipe do CRAS avaliou o evento de forma positiva achando válida sempre estas parcerias para poder reunir as famílias e proporcionar a elas momentos diferentes de participação em sociedade, fazendo com que os mesmos se sintam parte da comunidade em que vivem. A facilidade também para a confecção dos documento civis foi muito importante e tudo aconteceu de forma muito organizada. Parabéns ao Sesc.” – Patricia Muller, Coordenadora do CRAS II.

 

Caçador

 

“Gostaria de agradecer o Sesc por essa parceria na nossa escola. Os alunos e a comunidade precisam de mais atitudes e ações dessas para melhorar as condições de vida e de cidadania” – Diego Bridi, Diretor da Escola Nossa Senhora Salete.

 

+ Movimento Nós Podemos SC

Como instituição signatária do Movimento Nós Podemos SC, o Sesc também contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ação global que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Através das ações realizadas pelo Sesc Cidadão do Bem, o projeto contribui diretamente com as metas dos ODS3 (Saúde e Bem-Estar), ODS10 (Redução das Desigualdades) e ODS17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Informações: SESC Santa Catarina

About The Author

Regina May