Um plano para Santa Catarina

Um plano para Santa Catarina

A Agenda 2030 é um plano de ação para todos e para o planeta! Por meio de objetivos e metas, visa garantir que as gerações atuais supram suas necessidades sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades das futuras gerações.

O conjunto de 17 Objetivos da Agenda, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), perpassam por assuntos fundamentais para vivermos em sociedades mais pacíficas, justas, inclusivas e economicamente sustentáveis.

O desenvolvimento é fundamental para países sub ou em desenvolvimento, mas sabemos que não cabe mais seguir os padrões de crescimento focado somente no econômico, no modelo dos países já desenvolvidos. É urgente o alinhamento desse com a proteção ambiental e o cuidado com as pessoas.

O documento aprovado pelos países membros da ONU, incluindo o Brasil, em 2015, destaca a soberania de cada governo em definir quais estratégias irá adotar para incorporar em seus processos, políticas e estratégias de planejamento, essas metas aspiracionais e globais. Cada Nação deve traduzir os ODS para as necessidades de seus cidadãos, mas sem perder o foco no global. Todos vivemos no mesmo planeta!

Pois foi o que Santa Catarina fez. Durante 2 anos, com a participação de mais de 2 mil cidadãos catarinenses em vários encontros temáticos e regionais, foi construído o Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030 (PDSC 2030). Um plano que visa um futuro mais sustentável para o Estado.

Dividido em 11 temas, o PDSC 2030 contempla as principais preocupações dos catarinenses com o nosso futuro. Nele, estão inseridos objetivos, metas e meios de verificação sobre educação, saúde, segurança pública, emprego, habitação, mobilidade urbana, proteção ambiental, turismo, desenvolvimento econômico, agricultura e pesca.

O Movimento ODS Santa Catarina fez parte da construção desse Plano, participando dos encontros e auxiliando a Secretaria de Estado do Planejamento a alinhar o plano aos ODS.

É um plano de Estado, que perpassa governos. É o futuro que nós catarinenses desejamos! Por isso, precisamos que a sociedade participe ativamente e também assuma a responsabilidade de acompanhar a execução das ações para alcance dos objetivos do plano.

Acesse a íntegra do plano aqui!

About The Author

Regina May