Uma Gota no Oceano!

Uma Gota no Oceano!

Por Amanda Dutra Santos*

 

 

No dia 8 de Setembro, o movimento mundial Rise for Climate aconteceu em mais de 800 cidades em todo o mundo. Entre elas, Florianópolis recebeu na Lagoa da Conceição uma ação conscientizar as pessoas sobre as consequências do aquecimento global.

 

 

O evento “Uma Gota no Oceano” foi realizado em parceria com a feira vegana “Ilha Veg” que acontece todos os meses na CONFIA – Córrego Grande e contou com o apoio do Movimento 350.org e do Movimento ODS Santa Catarina.

 

 

A ideia era simples: envolver o público por meio de uma apresentação sobre a linha do tempo do aquecimento global, passando por seus motivos, dados das consequências,dados de medidas que já estão sendo tomadas e explicações sobre o Movimento Rise for Climate! Também foram expostos banners com imagens, feitos com o apoio do Movimento 350.org. Um livro comunitário foi criado pelas pessoas que passaram pela bancada; nele foram escritas frases, sugestões, e ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

 

UMA GOTA NO OCEANO

 

 

Rise for Climate!

 

O movimento surgiu com o intuito de exigir dos líderes locais um comprometimento em construir um mundo livre de combustíveis fósseis e outras metodologias organizacionais irracionais e ultrapassadas. O movimento é uma iniciativa civil em busca de um sistema que preze pela qualidade de vida de todos os habitantes desse planeta.

 

 

Teve origem na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia nos Estados Unidos, local onde está acontecendo, nos dias 12 a 14 de Setembro, o encontro entre os principais lideres mundiais para relatarem suas ações atuais e planos relacionados ao aquecimento global. (Encontro Cúpula Global de ações sobre as mudanças Climática). O objetivo da cúpula é mostrar a ação climática ocorrendo em todo o mundo e inspirar compromissos mais profundos dos cidadãos e dos governos nacionais.

 

 

A Cúpula Global de Ação Climática, que acontece e acontecerá entre Paris 2015 e 2020, é objetivada em proporcionar confiança aos governos para avançarem suas medidas contra as mudanças climáticas e para informar os resultados de suas ações e novos planejamentos à população mundial.

 

*Amanda Dutra Santos, 24 anos, é signatária como pessoa física do Movimento ODS Santa Catarina.

About The Author

Regina May