Unimed Brusque realiza o MH Day na EEF Francisco de Araújo Brusque

Unimed Brusque realiza o MH Day na EEF Francisco de Araújo Brusque

 

O evento “Desbancando Mitos e Empoderando Mulheres e Meninas” é uma iniciativa inédita em Brusque e levou um pouco mais de conhecimento sobre a menstruação às meninas do 5º ao 9º

 

Uma iniciativa inédita no município de Brusque foi realizada durante a manhã e tarde de terça-feira, 22 de maio, com 150 alunas do 5º ao 9º ano da Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque. Trata-se do MH Day – Dia da Higiene Menstrual, uma plataforma global que reúne organizações sem fins lucrativos, agências governamentais, o setor privado, a mídia e indivíduos, para promover a saúde menstrual de meninas e mulheres ao redor do mundo.

Em Brusque, a iniciativa foi realizada pela Unimed Brusque através do Programa Viver Bem na Escola e contou com a presença da psicóloga Úrsula Maschette. O evento, intitulado “Desbancando Mitos e Empoderando Mulheres e Meninas”, teve o objetivo principal de levar mais informações e conhecimento às meninas sobre a menstruação, através de jogos e atividades interativas.

De acordo com a assistente social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, este dia é celebrado para conscientizar a todos sobre os desafios que meninas e mulheres enfrentam em todo o mundo para gerenciar a sua menstruação. “O tema deste ano da campanha é empoderamento, empoderar mulheres e meninas através de uma boa higiene menstrual. E está alinhado ao quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: Igualdade de Gênero – alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Já realizamos o Programa Viver Bem na Escola na Araújo Brusque desde 2015 e sempre tratamos deste assunto nas atividades com as meninas que participam do grupo. Porém, o evento de hoje, serve para reforçar ainda mais o conhecimento sobre a higiene menstrual, desmistificar um pouco esses mitos que temos sobre período menstrual, pois nem sempre as meninas buscam a informação correta ou têm abertura para falar sobre isso em casa”, enfatiza.

 

A Unimed Brusque é a primeira organização brasileira a realizar um evento dentro da proposta do MH Day. As estudantes Fernanda da Silva, Heloisa Gustmann e Camila Vitória Ferreira Leite, do 9º Ano, integram o Programa Viver Bem Escola e participaram do MH Day compartilhando o conhecimento que têm, com as demais alunas da escola. Para Heloisa, momentos como este são muito importantes, porque existem muitos tabus que envolvem o assunto e as meninas não têm tanta liberdade para falar. “Há muitos mitos sobre a menstruação, que é uma coisa natural na vida das mulheres, que infelizmente ainda sofrem preconceito. Acho que esse momento é importante para todas as meninas, para as que já menstruaram e para aquelas que ainda não menstruaram, para elas saberem mais o que usar ou não, entenderem os tipos de absorvente que existem, alguns até recicláveis, enfim, é uma forma de se protegerem”, comenta Heloisa.

Para Úrsula Maschette, que há alguns anos desenvolveu sua tese de Mestrado pelo UCL Institute of Education de Londres sobre educação e promoção de saúde nos espaços escolares, com foco na educação menstrual, o MH Day é um evento muito especial, pois acontece em vários países. “Estamos falando de uma união de mulheres e meninas ao redor do mundo para que nada nos impeça de fazer aquilo que queremos, nem a nossa própria menstruação, que infelizmente, por mais natural que esse processo seja, tem sido impedimento para muitas meninas seguirem os seus sonhos. Ter essa conversa na escola foi extremamente importante porque nos une globalmente e localmente. As meninas mais velhas, que já fazem parte do projeto Viver Bem na Escola da Unimed, vêm compartilhar o conhecimento que têm com as outras meninas que não conhecem. Hoje, na conversa, percebemos quantas dúvidas as meninas têm e o quão natural a conversa flui entre elas, que se sentem à vontade para falar, para expor dúvidas que às vezes para nós, mulheres adultas, podem ser óbvias, mas outras que até mesmo sendo adultas, também temos. É uma constante troca de diversas idades e um fortalecimento. O mais importante da campanha MH Day, Dia da Higiene Menstrual, que tem como tema este ano o empoderamento, é o que trouxemos aqui hoje: empoderar as meninas mostrando para elas possibilidades de escolha que elas têm para gerenciar a sua menstruação. Elas sendo autônomas do próprio corpo, começam a ter uma maior responsabilidade sobre si e a escolher aquilo que irão usar nesse período, com maior naturalidade. Essa autonomia é realmente empoderar e elas começam cedo, primeiro a escolher o absorvente que irão usar, no futuro, os parceiros, os contraceptivos que vão usar, enfim, penso que isso é o inicio de muita coisa legal”, enfatiza.

A diretora da escola, Lurdete Cadore Fantini, classifica o evento como um verdadeiro privilégio para as alunas do 5º ao 9º ano. “A Unimed Brusque já vem trabalhando com esse projeto na nossa unidade escolar há alguns anos e percebemos o quanto os alunos se sentem valorizados em receberem esse conhecimento além da sala de aula, e poderem compartilhar com os demais alunos da escola e até mesmo de outras unidades escolares, como ocorreu em algumas oportunidades no ano passado. Para nós é um privilégio termos a Unimed Brusque conosco nesta grande interação, trazendo ainda mais conhecimento sobre assuntos tão importantes”, ressalta.

 

Como surgiu o movimento

Em maio de 2013, a WASH2 United foi pioneira na campanha #MENSTRAVAGANZA nas mídias sociais. Essa campanha teve duração de 28 dias durante o mês de maio, seguindo a média do fluxo menstrual, para chamar a atenção sobre a importância da saúde menstrual. O feedback foi bastante positivo, o que inspirou a criação do Dia da Saúde Menstrual no ano seguinte, em 2014. Desde então, a data é celebrada anualmente. A WASH United é uma organização filantrópica com sede na Alemanha, que desenvolve projetos voltados para saneamento e higiene nas regiões da África e Ásia. Através das intervenções desenvolvidas nestas áreas, foi possível observar que a falta de condições adequadas de saneamento e higiene, têm atingido de maneira significativa mulheres e meninas, por preveni-las de gerenciarem seu ciclo menstrual de forma segura e digna. Esta defasagem, tem ajudado a perpetuar uma série de desigualdades sociais e de gênero, impedindo muitas meninas até mesmo de frequentarem escolas e prosseguir nos estudos. Assim, a WASH United tem coordenado o MH Day, buscando desenvolver um amplo conteúdo de campanha para a promoção da saúde menstrual. Atualmente a WASH United gerencia uma rede com mais de 410 organizações parceiras espalhadas ao redor do mundo. O MH Day é comemorado no dia 28 de maio.

Saiba mais em http://menstrualhygieneday.org

 

About The Author

Comunicação