UNIVALI lança Núcleo ODS e prepara sua 1ª Conferência Internacional As Agendas Globais de Desenvolvimento Sustentável: Pesquisa, Ensino e Extensão

UNIVALI lança Núcleo ODS e prepara sua 1ª Conferência Internacional As Agendas Globais de Desenvolvimento Sustentável: Pesquisa, Ensino e Extensão

 

Durante os dias 04 e 05 de junho, a Univali – Campus Centro Biguaçu, realizará extensa programação com exposição de projetos de extensão, feira da economia solidária, palestra com representantes da comunidade internacional, mesa de debates sobre Sustentabilidade e Consumo Responsável. Além de apresentações de trabalhos, momento cultural, lançamento do Núcleo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Comemoração dos 15 anos do PPGA (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração).

No primeiro dia, haverá palestra com o Prof. Dr. Asensio Navarro Ortega, da Universidade de Granada, na Espanha, sobre a Política hídrica e os desafios de governança: Caso Espanha e Europa. A partir das 10h30, tendo como tema central “Sustentabilidade e Políticas Públicas” acontece a mesa de debate, com o Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Prof. Me. Alexandre Waltrick Rates, abordando as Políticas Ambientais Públicas. Na sequência, o Diretor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Univali, Prof. Dr. Marcus Polette falará sobre o Sistema de Indicadores aplicados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Estudo de caso para o município de Itajaí/SC. Depois será a vez da Coordenadora da área de Sustentabilidade da Engie, professora Luciane Pedro abordar a Gestão Sustentável ENGIE e Contribuições aos ODS. E, fechando a programação da manhã, a Profª. Drª. Rubia Auxiliadora Constâncio Quintão – Coordenadora geral dos Projetos Especiais da Secretaria de Governo do Brasil.

No período da tarde, na segunda-feira, haverá apresentação de trabalhos de acadêmicos e professores internos e externos a instituição.

E, a partir das 18 horas, o Grupo de Percussão do Curso de Música de Itajaí se apresentará no Auditório do Campus de Biguaçu.

Após, haverá palestra sobre a Localização dos ODS no Brasil: a experiência do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com a Coordenadora de Cooperação Técnica no PNUD, Profª. MSc. Samantha Dotto Salve. Às 19 horas acontecerá a cerimônia de lançamento do Núcleo ODS e uma homenagem aos integrantes do PPGA/UNIVALI pelos 15 anos de existência. Finalizando a programação será servido um coquetel na sala da Extensão e Núcleo ODS.

Os trabalhos serão reabertos na terça-feira, dia 05 de junho, às 09 horas, com a palestra Produção e Consumo Responsável na Espanha: Impacto Local e Desafios, ministrada pelo Prof. Dr. Cristóbal Javier Miralles Insa, da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha.

A partir das 10h30, Mesa de debate sobre a “Agenda 2030”. Na programação a palestra: Informação descomplicada como ferramenta para o alcance dos ODS, com a Profa. Esp. Diva Irene da Paz Vieira, Coordenadora do Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Dando seguimento à programação, a palestrante Profa. Ma. Leila Andresia Severo Martins, Coordenadora da Incubadora Tecnológica (ITCP) da Univali, abordará O mundo do trabalho na economia solidária – um caminho para a prática dos ODS. Na sequência, o Prof. Dr. Marcos de Oliveira, da Universidade de la Costa, da cidade de Barranquilla, na Colômbia, discorrerá sobre o Diagnóstico de la sostentabilidad univesitária: la gestión metrológica resiliente al serviço del desarrollo global.

No período da tarde, continuarão as apresentações de trabalhos e sessão de pôsteres.

 

About The Author

Comunicação